Sobre o Centro

O Centro Cultural Tzong Kwan nos convida a presenciar o belo encontro entre oriente e ocidente, trazendo a oportunidade de aprender com a praticidade do pensamento oriental.

Localizado na Vila Mariana, a dez minutos da estação de metrô, este espaço abre suas portas para um contato não apenas com as grandes tradições do oriente; mas, também, para o acesso a toda estabilidade, calma e sabedoria no interior de cada um.

Quem somos
Foi idealizado pelo abade do Templo Budista Tzong Kwan, Ven. Mestre Zhihan que, em visita ao Brasil, expressou seu desejo de estender a mais pessoas o conhecimento e os benefícios da meditação. Com isso, o Centro Cultural vem assumindo o desafio de apresentar cursos teórico-práticos bem estruturados em meditação budista, além de outras atividades que atendam ao mesmo fim: um desenvolvimento sadio e equilibrado, tanto para o corpo quanto para a mente. No dia-a-dia conturbado do cidadão paulistano, referências de concentração e paz são cada vez mais importantes.

ProfissionaisMarco MouraHenrique PiresLuciana Moutinho e André Ribeiro.

Missão
Promover o desenvolvimento humano por meio de atividades educacionais diversificadas, contribuindo com a difusão de conhecimento e o diálogo intercultural. Sendo um centro cultural de referência na região, proporcionar amplo acesso ao conhecimento de meditação e práticas orientais.

Valores
Embasamo-nos segundo os valores expressos na tradição budista, prezando pelo respeito mútuo, pela valorização da diversidade, bem como pela sapiência e ação altruísta orientadas à harmonia social.

O nome “Tzong Kwan”
“Tzong Kwan” (中觀), ou Zhōng Guān, significa literalmente “Visão do Meio”. É uma alusão à escola de pensamento budista Madhyamaka (中觀派), fundada pelo grande sábio Nāgārjuna, e enfatiza a transcendência de visões extremadas; sinaliza, dentre outras coisas, o libertar-se da rigidez e inflexibilidade de pensamento que nos apequenam a sabedoria e a capacidade de perceber a vida.

Inspirado por esse ensinamento, o Centro Cultural Tzong Kwan busca valorar uma abordagem de desenvolvimento integral e equilibrado do ser humano. Atentando tanto ao indivíduo quanto à sociedade, à mente quanto ao corpo, à teoria quanto à prática, agregando os ideais de sapiência e compaixão, acreditamos lançar as bases para uma vida harmoniosa e extensos benefícios.

“Tzong Kwan” nos inspira, portanto, muito mais do que um conceito: trata-se de uma postura equilibrada, maleável e receptiva ao novo. Em uma época onde acolhimento, diversidade e diálogo intercultural atuam como palavras-chave, o Centro Cultural Tzong Kwan se dispõe como espaço fértil para vivenciar essas realidades, ampliando horizontes e ensinando novos talentos.

Centro Cultural Tzong Kwan – Meditação e práticas orientais

Curta e compartilhe!