Meditação Budista

Curso de Meditação no Templo Budista Tzong Kwan

A meditação é uma prática de cultivo do silêncio interior cujos benefícios têm sido atestados por desde os povos antigos até a comunidade científica atual, com efeitos nítidos na saúde mental e física. É uma prática essencial para o autoconhecimento, desenvolvendo tranquilidade, clareza mental, estabilidade emocional e fornecendo uma base para transformações profundas da mente humana.

O indivíduo hábil em permanecer com atenção no momento presente, livre de preconceitos e de atitudes impulsivas, é capaz de vivenciar o dia-a-dia com maior grau de felicidade e paz. A prática sincera da meditação desenvolve a concentração e libera a mente de seus condicionamentos habituais, de modo que os pensamentos viciosos e as emoções conflitantes perdem o poder de dominá-la.

No Templo Tzong Kwan, a meditação é uma das principais práticas oferecidas. Nos horários de visitação, o templo fica aberto para praticantes que queiram meditar individualmente e aos sábados à tarde, a monja responsável conduz a prática em conjunto das 16h30 às 17h30. Sem dúvida, trata-se de um ambiente com uma atmosfera muito propícia para a meditação.

Antes de começar a praticar individualmente ou em grupo no Templo, é preciso conhecer as instruções de meditação. Para isso, o Templo oferece em seu Centro Cultural Tzong Kwan, o curso básico de meditação budista com ênfase na respiração (anapanasati). Após a conclusão do curso, que também introduz bases da filosofia budista, o praticante pode frequentar as meditações conduzidas gratuitamente no Templo Tzong Kwan aos sábados. O curso básico é apostilado e tem duração de 1 mês com aulas semanais em dia de semana ou sábado conforme a formação de turmas.

Para mais informações sobre o curso, acesse: http://centrocultural.tzongkwan.com.br/curso-meditacao/
Compartilhe!