Henrique Pires

Henrique Pires

Henrique Pires
Conheceu o Hapkido aos 13 anos de idade e, hoje, já conta com uma década submerso nos estudos e questionamentos próprios ao fascinante mundo das lutas. Sua formação como faixa preta, que se deu aos 19 anos de idade, foi precedida pelo Grão-mestre Joon Sik Kwak (9º dan) e pelo Mestre Sidney Bráulio (5° dan).

Em 2007, ingressou a carreira de Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Nesse ambiente acadêmico, pode conhecer e estudar modalidades como o boxe, o judô, o wing chun e o taekwondo. Ainda, teve a boa fortuna de conviver, trabalhar e aprender com alguns dos nomes mais conceituados no ramo das pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate – como o ilustre Prof° Dr. Walter Roberto Correia e o Prof° Dr. Emerson Franchini. A estes atribui, com muita admiração, os insights que o orientariam a uma progressiva melhora tanto nos modelos de treinamento, quanto nos de estudo das artes marciais (através de conceitos como os de defesa pessoal ampliada, ensino sob lógica de construção, aprendizagem técnico-tática, etc).

Praticante budista, segue estudando as grandes tradições de pensamento oriental, sobretudo as que fundamentam a cultura sobre a qual emergiram as lutas coreanas. Hoje, dedica-se a apresentar um modelo inovador para a prática e o estudo do hapkido, agregando o melhor da modernidade e da tradição em prol: dos (1) princípios da arte, da (2) funcionalidade do treinamento e de (3) um aprendizado amplo e significativo.

e-mail: henrique.pires@usp.br
Blog do Prof. Henrique sobre Hapkido: http://estudandohapkido.blogspot.com

Atividades:
– Aulas de hapkido, prescrição de atividade física individualizada e aulas de meditação.

Formação Superior:
– Bacharel em Educação Física –  Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) – 2010;

– Mérito Universitário: ganhador do prêmio Mérito Acadêmico 2010, na qualidade de Melhor Aluno do curso de Bacharelado em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Cursos extras:
– Curso de Preparação Física: atletas de esportes de combate. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Carga horária: 16 horas.

– Curso de Defesa Pessoal: uma visão estratégica. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Carga horária: 12 horas.

– I Curso de Preparação Física Aplicada ao Taekwondo. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Carga horária: 8 horas.

– Curso Mediação em Educação pelo Esporte. Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPE-USP).  Carga horária: 8 horas.

– Curso de Aspectos Práticos e Científicos da Corrida de Rua. Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPE-USP). Carga Horária: 8 horas.

– IV Curso de Atualização em Atividade Personalizada. Eefusp Junior Consultoria (participação como organizador). Carga horária: 32 horas.

– I Curso de Férias em Treinamento Esportivo. Eefusp Junior Consultoria (participação como organizador). Carga horária: 50 horas.

Curta e compartilhe!