Começa o Ano da Cabra!

2015 - ano chinês da cabraEm 19/02/2015, teve início o ano novo no calendário chinês. No horóscopo chinês, é o ano da Cabra do elemento Madeira. Os anos regidos pela cabra são influenciados pelas características dóceis desse animal, pela busca da harmonia e pela serenidade. O ano favorece os contatos afetivos e familiares, a introspecção, a meditação e, tratando-se do elemento madeira, estarão mais afloradas a expressão artística e a imaginação. A característica yin de cabra pode, por outro lado e sem o devido cuidado, trazer um ar de passividade e pessimismo, o que deve ser contornado com a criatividade e flexibilidade de madeira, possibilitando maneiras diversas de se adaptar a uma situação. Depende só da força de vontade.

Cristina Duarte Mandalas
Mandala criada por Cristina Duarte.

Para trazer bons fluidos ao novo ano e energizar o ambiente do Centro Cultural Tzong Kwan, recebemos uma linda mandala personalizada pintada pela artista Cristina Duarte. As mandalas, com suas formas arredondadas, favorecem a transmutação de energia e estimulam a espiritualidade. No centro desta mandala, temos o símbolo “Tai Chi” equilibrando as energias Yin e Yang, envolto ao “bagua” com os trigramas do I Ching, tradicionalmente recomendado no Feng Shui para proteção e harmonia do estabelecimento. As cores quentes amarelo, laranja e vermelho que predominam na mandala, além de combinarem com as cores da sala de treino, favorecem a energia Yang da determinação, coragem, força e autoexpressão. Ou seja, nada de corpo mole nas aulas! A ociosidade característica da cabra não terá vez em nossa sala de treino…

Ano novo chinês na LiberdadeNos dias 21 e 22/02/15, o ano novo chinês foi celebrado na Praça da Liberdade em São Paulo a partir das 11h com apresentações de dança do leão, artes marciais, música e diversas outras atrações relacionadas à cultura chinesa. A Escola Arte Nobre, à qual o grupo de Kung Fu Tzong Kwan é filiado, fez belíssimas apresentações de dança do leão na abertura do evento e de Kung Fu.

DSC01374

Um feliz ano novo chinês a todos os alunos e amigos do Centro Cultural e Templo Tzong Kwan!
Xin nian kuai le!!!

Marco Defensor de Moura
http://www.dao.com.br/

Curta e compartilhe!